Braçadeira de Capitão - Engenheiro Líder

Braçadeira de Capitão - Engenheiro Líder

Braçadeira de Capitão - Carreira

Para exercer a liderança é necessário que existam os liderados, porém nos grupos podem existir dois tipos de liderança;

  • Formais: são aquelas que além das habilidades de líder foi lhe atribuído o poder da função. Exemplos Gerentes, Supervisores, Engenheiros etc, ou como no futebol o que usa a braçadeira de capitão.
  • Informais: são os líderes que não tem o poder da função, porém possuem as habilidades de liderança e são capazes de influenciar o grupo em que estão inseridos.

Líderes formais que não possuem as habilidades necessárias tendem a torna-se tiranos ou omissos. Líderes informais bem acompanhados e instruídos podem tornar-se grandes líderes, porém agindo livremente podem ser um problema no ambiente de trabalho.


Você é um líder formal ou informal? Em seu ambiente existem lideres informais? Estes são acompanhados? 

 


Boa semana a todos!

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 20/03/2018 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário