Conflitos Devido a Decisões Técnicas - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Conflitos Devido a Decisões Técnicas

Conflitos Devido a Decisões Técnicas - Gestão

Muitas das decisões tomadas por nós Engenheiros são baseadas em teorias, experiência, normas e boas práticas. Em algumas ocasiões estas decisões entram em rota de colisão com as expectativas de nossos clientes (ou Gestores). Exemplos destas situações são quando as decisões aumentam o custo, atrasam o cronograma, diminuem a produção ou reduzem as expectativas.
 O que fazer nestas situações é uma pergunta recorrente, então fica algumas dicas:

1) Mantenha-se calmo e de mente aberta

2) Comunicação. E o primeiro passo é ouvir. Procure seu cliente, ouça sobre os impactos da sua decisão, neste momento não argumente ou crie barreiras, apenas ouça e comece a buscar alternativas. Não deixe as fofocas proliferarem tipo: Engenheiro versus cliente. Mantenha a comunicação direta sempre focado na resolução do conflito e não apenas em manter sua posição.

3) Ofereça ao seu cliente uma segunda opinião, saiba que se você não oferecer, ele certamente irá buscar. E lembre-se, esteja aberto as soluções. Todo processo tem o objetivo de atender seu cliente dentro dos padrões da Engenharia e não apenas defender sua posição.

Seguindo estas dicas na maioria dos casos o conflito irá se resolver naturalmente.

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 08/08/2017 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário