Engenheiros e os Acidentes de Trabalho - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Engenheiros e os Acidentes de Trabalho

Engenheiros e os Acidentes de Trabalho - Gestão

Em 1991 comecei a trabalhar em uma cerâmica, era ajudante do Vicentinho um mecânico muito experiente. Um dia havia sido designado a trabalhar com outro mecânico e quando voltei ao departamento me contaram que o Vicente tinha sido levado ao hospital, pois tinha perdido uma parte do dedo indicador em uma rosca transportadora.


No ano de 1995 como mecânico de uma grande mineradora, por volta das 16:00 nosso supervisor parou nosso trabalho, reuniu a equipe, e comunicou que nosso colega havia sofrido um acidente com uma empilhadeira e tinha vindo a óbito. Como técnico de planejamento em minha primeira semana em uma petroquímica, um tremor e um estrondo me fez junto com os colegas de trabalho ir rapidamente ao ponto de encontro de emergências. Um caminhão tanque de Nafta tinha explodido matando 3 (três) operadores.


Engenheiro de uma equipe de mais de 300 pessoas em 2005, estava na área quando me chamaram no rádio de comunicação, informando-me que havia ocorrido um grave acidente. De imediato fui ao local, a equipe médica e resgate já estavam realizando o socorro. Um ajudante de 20 anos havia colocado a mão dentro de um exaustor, que estava incorretamente instalado a 20 metros de altura, vindo a perder 3 dedos.


Acidentes de trabalho é uma das maiores violências que a equipe de obras e chão de fábrica podem sofrer. Como Líderes e Engenheiros somos responsáveis pela segurança e o comportamento de nossas Equipes.


E você como Engenheiro nunca irá esquecer um acidente!

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 29/08/2017 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário