Mulheres na Engenharia - Engenheiro Líder

Mulheres na Engenharia - Engenheiro Líder

Mulheres na Engenharia - Gestão

Dia 08 de março dia internacional da mulher, tem por ideia a celebração das lutas pelas melhores condições de trabalho e direitos realizados ao longo do tempo, além de conscientizar sobre as desigualdades existentes.

 

Acredito que todas as lutas já vencidas e aquelas que ainda estão sendo travadas são corretas e buscam corrigir o que foi historicamente e culturalmente estabelecido. Neste contexto as mulheres que optam pela profissão da Engenharia se alinham nas trincheiras dessa luta histórica de maneira prática realista.

 

Desde a decisão de prestar o vestibular, surgem todos os questionamentos sociais sobre as dificuldades da profissão que na maioria da vezes esconde os comentários machistas: Você vai dar conta? Quero ver você na obra ou no chão de fábrica? 

 

Minha experiência com as Engenheiras são as melhores possíveis; das colegas de faculdades, estagiárias, clientes e superioras. O que tenho a lamentar é que lembro o nome de todas o que na realidade não é um mérito de minha memória que na verdade é lastimável e sim pela pequena quantidade dessas profissionais no mercado de trabalho.

 

As Mulheres na Engenharia sem dúvida estão entre os melhores profissionais, pois aliam capacidade de execução, raciocínio lógico e as características tipicamente femininas de intuição e sensibilidade. Colocando-as em uma posição privilegiada na capacidade de liderar equipes.  As lutas por igualdade e direitos devem continuar e serem valorizadas e como colegas de profissão devemos sempre apoiar e valorizar estas grandes profissionais.

 

Parabéns a todas as Engenheiras!!!

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 06/03/2018 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário