Na Teoria a Prática é Outra - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Na Teoria a Prática é Outra

Na Teoria a Prática é Outra - Gestão

Quando lecionei Gestão de Projetos no curso de administração tive a oportunidade de conhecer um aluno que sempre aproveitava o final da aula para compartilhar seus pensamentos. A maior de sua inconformidade era como os gestores das empresas eram incompetentes e “cabeças duras”, pois segundo ele, com a quantidade de conhecimento e teorias de gestão já produzidas e testadas, como era possível ainda que as empresas fracassassem.


Nos poucos momentos do final da aula lhe advertia que o conhecimento teórico é a base para gestão de um negócio ou equipes, porém existem fatores que o universo acadêmico e teórico tem dificuldade em assimilar, exemplos são: os infortúnios, imponderável as questões culturais e comportamentais e que na prática a teoria é outra. 


Na ultima semana o encontrei, e em uma rápida conversa me contou que estava estagiando em uma consultoria, e agora entendia o quanto a prática diverge da teoria, e como a maioria dos problemas existentes não estão previstos nas ferramentas de gestão, porém estava aliviado, tinha conseguido uma bolsa para o Mestrado e iria se dedicar a vida acadêmica porque na teoria a prática é outra.


O fato é que realmente no Brasil estamos muito atrasados na implantação das ferramentas de gestão, mas as ferramentas de gestão são apenas “ferramentas” a habilidade e o modo de implanta-las é o fator decisivo e isso só é possível com bons lideres.

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 15/08/2017 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário