“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.” - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • “Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.”
“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.” - Engenheiro Líder

“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.” - Gestão

“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.”

Albert Camus

 

O respeito e admiração aos longevos é um valor que devemos praticar todos os dias, felizes e admiráveis são os que o fazem de forma natural e espontânea na vida privada e também no campo profissional. O que não quer dizer que não haverá conflitos na convivência com profissionais mais experientes.

 

Na Engenharia essa convivência é bastante peculiar, seguem alguns motivos:

  • O crescimento da Engenharia acompanha o desenvolvimento econômico o que por sua vez no Brasil sempre aconteceu em picos de crescimento e recessão, há um “Gap” de formação e conhecimento técnico de Engenheiros que atuaram nos períodos de picos e os que atuaram nos períodos de recessão.
  • A crença que a quantidade de informações, metodologias, software etc, tenham o poder de solução e execução de todos os desafios, renegando em muitos casos as situações vivenciadas pelos profissionais mais experientes.

 

Minhas dicas são: Aos mais experientes, paciência e entendimento, principalmente em relação as mudanças comportamentais, aos novatos saiba que a Engenharia é a soma dos conhecimentos teóricas e práticos.


E “O caminho das pedras” o “Pulo do gato” certamente aquele cabeça branca pode te ajudar entender.

 

Boa semana a todos!!!

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 13/03/2018 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário