História: Karl e Bertha Benz - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • História: Karl e Bertha Benz

História: Karl e Bertha Benz - Gestão

A Genialidade de um Homem e a Visão e Liderança de uma Mulher produziram o primeiro carro e empreenderam uma das maiores empresas automobilística.

A invenção do carro foi a consequência da explosão do conhecimento como uma bolha. E foi atribuída a vários Engenheiros e muitas pessoas atribuem é Henry Ford essa façanha, porém a maior contribuição deste grande engenheiro foi implantar e aprimorar o processo de produção em série e grandes quantidades. Um dos Engenheiros que tem o mérito do primeiro automóvel foi Karl Benz e sua esposa Bertha Benz.

Karl Benz, era filho de maquinista de trem que na época certamente trazia a família uma condição confortável.  Quando ainda criança seu Pai faleceu o que levou a família a uma condição financeira difícil e sua mãe assumiu esta responsabilidade.

Mesmo com uma situação financeira familiar difícil, Karl conseguiu estudar e ingressar na Universidade se destacou como um brilhante aluno estudando principalmente o motor a combustão. Quando formado foi contratado por empresas de construção, onde teve muita dificuldade em se adaptar sofrendo de stress e insatisfação.

Sua vida teve uma reviravolta quando conheceu e casou-se com Bertha que tinha uma condição financeira melhor e investiu em uma oficina para fabricação de seus projetos, mas não tiveram sucesso e tiveram os equipamentos confiscados pelos bancos.

Persistindo conseguiram investidores para seus projetos em especial a “carruagem sem cavalos”, no testes a carruagem ficou conhecida pelas habitantes como “Carruagem do Diabo” pelo barulho que fazia.

Mesmo com as boas ideias e o trabalho árduo o reconhecimento e o retorno financeiro não ocorriam. Bertha que já havia se envolvido em muitas etapas do projeto foi determinante para a mudança dos ventos. Um certo dia Bertha e seus filhos pegaram a “carruagem sem cavalos” escondida de Karl e realizaram uma viagem de mais de 120 Km o que foi considerado uma façanha e gerou muita publicidade ocasionando em reconhecimento e retorno financeiro.

No futuro a empresa de Karl e Bertha, receberam mais investimentos e novos sócios, tornando-se uma das maiores e melhores montadoras do mundo a toda poderosa Mercedes-Benz.

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 23/07/2016 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário