História: Petróleo - Engenheiro Líder

História: Petróleo - Gestão

As transformações ocorridas na sociedade após o domínio da tecnologia da exploração, refino e transporte dos derivados do petróleo modificou a sociedade equivalente a descoberta do fogo. O petróleo esta presente em nosso dia dia, seja em nosso transporte, energia, utensílios, medicamentos, construção etc. Não esta presente por opção e sim por necessidade e as propriedades naturais e a Engenharia aplicada.

A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, na Escócia, James Young descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção de óleo cru nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.

http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/historia.html


RockFeller

Fundador da Standard Oil Company, em 1870, ele foi o responsável por revolucionar o setor petrolífero e dominar a indústria.  Ele também fundou a Universidade de Chicago e a Universidade Rockefeller.  Sua fortuna total foi estimada, em 1937 (ano de sua morte), em 1,4 bilhão de dólares.

A Standard Oil se tornou, em pouco tempo, um dos maiores transportadores de petróleo e querosene dos Estados Unidos e obteve o controle quase total do refino e comercialização de petróleo no país.

John Rockefeller pode ser considerado nada menos que o homem mais rico da história, ajustando o valor de sua fortuna da época da inflação, o montante chega a 664 bilhões de dólares.


A importância do petróleo não se da apenas por seus benefícios e características, mas também pelas questões políticas e seus impactos econômicas. Além das maiores reservas se encontrarem em regiões historicamente instáveis.

O petróleo é extremamente agressivo ao meio ambiente os estudos comprovam seu impacto. Muitos acreditam que haverá o caos climático ou a escassez irá levar a humanidade a um final apocalítico. Em minha opinião não haverá este final. O que ocorrerá através da Engenharia será o aprimoramento das fontes energéticas e a melhoria na eficiência das máquinas. O saldo da contribuição do petróleo em nossa história é extremamente positivo, cabe a nós Engenheiros liderar a transição para uma nova fase.

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 26/11/2016 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário