Oportunidades de Estágio na Engenharia - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Oportunidades de Estágio na Engenharia

Oportunidades de Estágio na Engenharia - Gestão

Buscando um estágio ou primeiro emprego na Engenharia? É melhor se preparar as vagas estão poucas e a concorrência aumentou, mas seguindo as dicas abaixo suas chances podem aumentar.

Uma carreira é construída degrau por degrau então não tenha a ansiedade de conseguir o melhor emprego ou sua realização profissional em sua primeira oportunidade. O importante é conseguir iniciar sua carreira e conhecer o ambiente profissional.

Abaixo apresento três oportunidades de iniciar sua carreira:


Oportunidades


Grandes Empresas

Grandes Empresas em especial as multinacionais realizam processos específicos de seleção e recrutamento.

Como encontrar: Faça uma busca na internet e busque estas informações, aproveite para conhecer a cultura, estratégia e missão destas corporações.

Exigências: Valorizam muito mais as questões comportamentais que as técnicas, devido ao tamanho da organização a quantidade funcionários e a cultura da organização as habilidades comportamentais são muito valorizadas, principalmente adaptação e iniciativa. Você deve estar disposto a mudar de cidade ou faculdade, pois estas empresas tem unidades por todo país.

Vantagens: Experiência no mundo corporativo, oportunidade de construir uma carreira até mesmo internacional, expandir network, além de benefícios como investimento em sua carreira e outros.


Empresas Especialistas de Engenharia

Empresas Especialistas de Engenharia, como automação, construtoras, estruturas, refrigeração etc.

Como encontrar: Estas empresas nem sempre tem um programa específico para estagiários, mas você consegue informação nos sites e contatos por email.

Exigências: neste caso são importantes as habilidades comportamentais, mas o conhecimento técnico é determinante. Demonstrar conhecimentos na especialidade será um diferencial.

Vantagens: desenvolvimento técnico, trabalhar com profissionais experientes e maior autonomia.


Pequenas Empresas

Em pequenas empresas existem muitas oportunidades, pequenos escritórios, fábricas, construtoras etc.

Como encontrar: através de network com professores ou amigos e o mais importante é gastar “sola de sapato” e visitar obras, escritórios, industrias e entregar o currículo pessoalmente.

Exigências: são equilibradas, pois você estará exposto a todas situações técnicas e comportamentais. Será muito valorizado a disposição em aprender e realizar, e a empatia com o proprietário ou gestor.

Vantagens: conhecimento de todas as áreas, ideal para quem quer empreender no futuro, ambiente informal e autonomia.


Currículos e Entrevista

Como fazer um currículo existem muitas dicas, mas o que Eu recomendo é você adequar o seu currículo p/ cada característica de oportunidade citada. Ou seja, se for para grandes corporações foque nas habilidades comportamentais se for especialista na parte técnica relacionada aquela empresa.


Diferenciais

Considero habilidades básicas estar cursando inglês e pacote office. E para fazer a diferença, alguns conhecimentos básicos de baixo investimento que você pode aprender com tutoriais na internet ou sozinho são:

Na parte técnica: Auto Cad, MS Project e NR’s e na parte comportamental, participar de trabalhos sociais ou comunitários, conhecimento ou curso sobre equipe e liderança. Lembro que no meu livro Engenheiro: Liderança e Produtividade você adquire estes conhecimentos.


Agarre a Oportunidade

O inicio da vida profissional é muito importante então não perca as oportunidades que aparecerem, e mesmo que você não consiga ingressar no mercado como estagiário ou trainee, aceite a vaga disponível, pois dentro da organização você planeja e cria o seu desenvolvimento, são muitas as histórias de Diretores e Presidentes de grandes empresas que iniciaram atuando no chão de fábrica.


Sonhe, Planeje e Execute !!!!

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 10/01/2016 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário